quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O CÉU NÃO É O LIMITE



A população mundial já beira os sete bilhões de habitantes. E com isso, está cada vez mais difícil encontrar um lugar que ainda não tenha sofrido ação do ser humano.

Preocupados com a situação, os integrantes do site Mother Nature Network criaram uma lista com os “15 lugares mais tóxicos do planeta”. E o Brasil, mesmo com tanto verde, figura na lista com o desmatamento em Rondônia.

Em primeiro lugar no ranking está o rio Citarum, na Indonésia. Nas margens desse rio – um dos mais poluídos do mundo – vivem cerca de cinco milhões de pessoas e sua água, repleta de tudo quanto é tipo de lixo, é destinada para o consumo humano e para irrigar as plantações de arroz próximas.

Entre os lugares que também compõem a lista está Chernobyl, na Ucrânia, e o rio indiano Yamuna – um dos principais afluentes do Ganges e destino final de 58% do lixo da cidade de Delhi.

Mas, se você acredita que a nossa sujeira pára por aqui, errou feio! O céu deixou de ser o limite e junto às explorações espaciais, deixamos um rastro de entulho. Só na órbita terrestre existem cerca de seis mil satélites e, desse total, apenas 800 estariam ativos. E o restante... é lixo.

Veja as fotos dos lugares mais sujos do planeta aqui

Fonte: Blog Planeta Sustentável - Revista Superinteressante.