sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SANTA CATARINA, MARINA SILVA, SUSTENTABILIDADE




Questionar faz bem. Falar também.
Há mais de um século Freud descobriu a cura de vários problemas fazendo com que as pessoas simplesmente "colocassem para fora" o que estavam sentindo. E hoje a psicoterapia é usada para melhorar a performance do cérebro em todas as áreas. O Meio Ambiente não fica de fora.
Dentro de um tema tão abrangente como a Sustentabilidade, que trata do gerenciamento de recursos - humanos, naturais e financeiros - a discussão pelos limites ambientais definidos é a única maneira de salvar o planeta e descobrir o legado para as gerações futuras. Além de comprar menos, ser mais eficiente no uso da energia, viajar menos de carro e de avião, economizar, fazer investimentos éticos, devemos protestar! O protesto é o carro chefe para mudar o mundo.

Assisti uma entrevista com a Marina Silva (recém coligada ao Partido Verde) no Programa do Jô e foi muito esclarecedora com a "sustentabilidade" no Meio Ambiente. Poucas vezes ouvi definições tão sábias sobre Meio Ambiente como as dela. Como ela disse, Meio Ambiente não é um tema à parte. Deve andar junto com todas as áreas. Ficar batendo no Meio Ambiente como faz o atual modelo econômico é não só andar para trás, é deixar o colapso econômico tomar conta. Porque economia deve andar junto com o equilíbrio ambiental. Crescimento é necessário, mas vai enfrentar sérios problemas se for desordenado, se não houver poíticas públicas que definam até onde se pode ir.

Os países ricos deveriam assumir essa liderança. Mas eles não têm traquejo para isso. Países como o Brasil podem tornar-se uma potência Ambiental. E Marina Silva pode colocar o nosso país no Primeiro Mundo Ambiental.
Ainda pode. Ainda dá tempo de mudar alguma coisa. Não é tarefa simples, não é mágica. É trabalho. Países como a Rússia e a África estão mostrando como o colapso no sistema social traz perdas para o bem-estar humano.
Por isso a necessidade de se criar um sitema econômico robusto e sustentável em termos ecológicos.

Atualmente de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) já estamos acima do limite das emissões de carbono e deveríamos reduzir 80% em relação ao ano de 1990 para prevenirmos a interferência no clima mundial. Santa Catarina, assim como o Sul do país vêm amargando tragédias sequenciais desde o "Furacão Catarina".
Recentemente três tornados devastaram cidades como Guaraciaba no oeste catarinense. Logo em seguida muita chuva ameaça novamente o vale do Itajaí e o sul do estado. Lá na Amazônia poderá haver seca.
Parece que a chuva da Amazônia veio toda para o sul e a previsão é que seja assim até o final da primavera. Parece que Santa Catarina vai ter que caminhar para tecnologia se quiser sobreviver aos fenômenos climáticos intensos, além de uma política ambiental eficiente.
Assim como o Japão convive com os terremotos, temos que ter construções que suportem vendavais, tornados, furacões etc. Apesar disso, ainda somos um estado maravilhoso com natureza exuberante e um povo guerreiro. Resta colocar tudo isso e o governante certo para trilhar o caminho do futuro.

O futuro, claro, como sempre está nas nossas mãos!
E queremos deixar para os nossos filhos e netos propostas que façam o meio ambiente tornar-se sustentável. E fazer valer nossas ações!


Foto: RPPN Rio das Lontras