segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PÉ DE PATO, MANGALÔ, TRÊS VEZES

Hoje é o último dia do mês de agosto. E o que é que têm isso?
Dizem que acontecem coisas estranhas nesse mês. E nos outros meses não? Pesquisando sobre o assunto, achei bastante curiosidades sobre essa teoria. Nada tão por um triz como o vídeo abaixo. Muito engraçado. Viva agosto!




segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FALTA DIZER (PROPOSITALMENTE AO CONTRÁRIO)

¿ǝu 'odɯǝʇ oɔnod ɯǝ ǝɔǝʇuoɔɐ ɐsıoɔ ɐʇuɐnb
˙˙˙lɐs-ǝɹd ɐpɐɯɐɔ ɐp ɐʇɹǝqoɔsǝp ɐp ɐıɔuɐʇɹodɯı ɐp ɹɐlɐɟ ıʌno ǝ
˙nıpǝd ɐlnl ǝnbɹod 'ɐʇloʌ sıodǝp sɐɹoɥ oɹʇɐnb ǝ ǝʇuıʌ ɯǝu ǝ ıɐs ǝʇuɐpɐɔɹǝɯ 'ɐɔıɟ ʎǝuɹɐs 'ɐɹouƃı ɐlnl 'ǝʇuǝɯ ɐɯlıp ɐɹɹǝʇ ɐɥuıɯ ɐu ˙ɐıqɐs o ɐʇuɐɔ ǝpuo sɐɹıǝɯlɐd ɯǝʇ ɐɹɹǝʇ ɐɥuıɯ
˙˙˙noɹɐdǝɹ ɯǝnƃuıu ǝ oıɹɐɹʇuoɔ oɐ ɐʇsǝ lısɐɹq o

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O QUE UMA USINA HIDRELÉTRICA PODE TIRAR



Mar de florestas impenetráveis. Manto verde cobrindo as montanhas. Extensas florestas que guardam segredos nas suas cataratas. Paisagem livre de complexos hoteleiros e condomínios luxuosos. Praias de areias brancas e fartos pássaros, mar de morada para muitos peixes. Mundo singular. Insólita biodiversidade. Lagos misteriosos. Foi o que Cristóvão Colombo viu. Nós nunca veremos dessa maneira. Nosso modo de ver a paisagem totalmente modificada muda até a maneira de achar alguma bonita.
Se pudéssemos todos ver o que Cristóvão Colombo viu, claro que nossa percepção do mundo seria diferente.
Pedro Álvarez Cabral descobriu o Brasil, na América do Sul. Viu além de Colombo, que chegou só até a América Central.
Se pudéssemos encontrar um planeta igualzinho o nosso para começar tudo de novo, como iríamos nos comportar?
Será que nós faríamos diferente? Será que mereceríamos ver tudo novo de novo?
Não encontramos outro planeta como o nosso. Não temos tempo para perder, então o negócio é cuidar desse mesmo planeta.

Outro dia assistindo o globo repórter sobre a Amazônia - mais especificamente sobre uma certa usina no Rio Madeira - a reportagem mostrou a cagada que estão fazendo com as populações ribeirinhas. Estão tirando o "sustento" (falam tanto em sustentabilidade) de famílias que levam sua vida simples, com sua pesca, suas casas perto de tudo que lhes dá sentido na vida, seu trabalho, para "casas" novas, bairro novo, promessa de vida nova. Morte para aqueles que muitos antes de se ouvir falar da tal sustentabilidade já a praticavam com o sentido amplo do que isso significa. Sem dizer os índios que vivem naquela floresta que nunca tiveram contato com um "ser" que vai "sumir" com aquele imenso rio. Logo com seus peixes e toda uma história.

O Brasil ganhará energia. Perderá gênios da Floresta. Em quinhentos anos de história já perdeu infinitos diamantes. Diamantina que o diga.

E quando não tiver mais floresta, exemplos de biodiversidade, sustentabilidade para mostrar ao mundo? Algum turista vai pagar para ver boizinhos pastanto, secas, plantações de pínus, prédios, canaviais etc?

Não. Ninguém vai querer saber de um país que matou a sua galinha dos ovos de ouro.

Foto: Web.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MUDANÇAS CLIMÁTICAS



Cientistas não acreditam em decisão rápida sobre mudanças climáticas
Luana Lourenço - Agência Brasil - 10/08/2009


Além do Protocolo de Quioto

Autor de um dos capítulos do Protocolo de Quioto, justamente o que trata da redução de emissões de gases de efeito estufa para os países industrializados, o físico Luiz Gylvan Meira Filho, ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), acredita que o novo acordo climático global terá que ser bem mais ambicioso que o protocolo e que o processo de negociação desse mecanismo irá muito além da próxima reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, marcada para dezembro em Copenhague (Dinamarca).

O Protocolo de Quioto determina a redução em 5% das emissões dos países desenvolvidos entre 2008 e 2012, em relação aos níveis de 1990. Segundo Meira, o acordo é "pífio" do ponto de vista do volume da redução e o regime climático que o complementará tem necessariamente que ser mais rígido. "É uma questão de números. Quioto disse 'vamos reduzir 5%', o que é preciso fazer agora é reduzir 60%", compara.

"É preciso fazer algo muito mais ambicioso, é verdade que em um prazo mais longo, mas quantitativamente muito diferente. Isso vai levar algum tempo, não vai ficar decidido em Copenhague", acrescentou Meira, atualmente ligado ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Apenas o primeiro passo

A avaliação de que a reunião de Copenhague será o primeiro e não o passo definitivo para a costura do novo acordo climático global também é compartilhada pelo físico e professor da USP Paulo Artaxo. "Não existe uma solução fácil. Sabemos o caminho, que é reduzir as emissões. Isso está sendo negociado lentamente, porque a complexidade do tema é muito grande", afirmou.

A quatro meses do encontro de Copenhague, ainda faltam posições mais precisas dos países sobre o que pretendem fazer para evitar o aquecimento perigoso do planeta, avalia Artaxo. Ele criticou a falta de clareza dos líderes das maiores economias mundiais, que durante encontro em junho concordaram que um aumento de temperatura em 2 graus centígrados é o máximo tolerável, mas não sinalizaram o que farão para alcançar esse objetivo.

"É muito fácil dizer isso sem dizer como fazer e, principalmente, quem vai pagar por isso. Essa discussão restante vai acontecer na COP-15 [Conferência das Partes sobre o Clima, a reunião em Copenhague] e nos próximos 50 anos", avalia.

Teto para os gases de efeito estufa

Mais que concordar com o limite de aquecimento do planeta em 2° C, os países têm que definir um teto para a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, segundo o climatologista e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre.

"Esse número hoje é de 450 partes por milhão (ppm) [40% maior que antes da Revolução Industrial]. Os países ricos provavelmente vão defender um número maior, mas a ciência não aprova isso", disse o pesquisador, que é membro do IPCC.

Sem definições líquidas

Nobre diz estar "moderadamente otimista" em relação aos resultados da reunião de Copenhague, porque, segundo ele, o desafio é muito grande. "Acredito que de lá não sairão definições líquidas, certas, prontas. Vai demorar mais um pouco, mais umas duas COPs", avalia.

A perspectiva de mudança da posição norte-americana em relação às mudanças climáticas - sob o comando de Barack Obama - é um bom sinal, segundo o pesquisador. Os Estados Unidos, único país rico a não ratificar o Protocolo de Quioto, deverão ter um peso definitivo para o sucesso de um novo acordo. "O Obama mostrou liderança. Mostrou uma postura completamente diferente de um ano atrás [gestão George W. Bush]. Mas esse é um processo em etapas", pondera.

Foto: Rio Itajaí - seca 2006

sábado, 15 de agosto de 2009

ESTÂNCIA HIDROMINERAL (HUMOR)



Uma senhora foi passar uns dias numa estância hidromineral. Acreditava no milagre da água para melhorar a "fachada". Chegando no hotel, puxou conversa com o rapaz da portaria.

- É verdade que o clima aqui é maravilhoso?
- As pessoas não se queixam.
- A água cura mesmo as pessoas?
- Sim. Imagina a senhora que quando eu cheguei aqui, não tinha cabelo, não abria os olhos, não falava nem andava.
- Minha nossa senhora! Que benção! Quando foi isso? - perguntou a mulher entusiasmada.
E o rapaz:
- Eu nasci aqui.

Fonte: Ziraldo
Foto: arquivo pessoal| Termas de Santo Amaro da Imperatriz - SC

terça-feira, 11 de agosto de 2009

AINDA O TWITER



As coisas são mesmo rápidas hoje em dia. Um livro "manual do twiter" lançado por Daniel Souza no dia 10 de agosto (ontem) já está na rede para qualquer pessoa baixar, passar adiante e colaborar com interações. Parece que o twiter vai além dos 140 caracteres... O negócio é aprender a usar...

Algumas "tuitices" ditas por tuiteiros:

- O Twitter é para o mundo o que a praça é para uma cidadezinha. @_Jeyson
- O Twitter é como pátio de hospício, cada um falando “sozinho”, eventualmente alguém responde. @saintbr
- Não consegui explicar até hoje para o meu chefe. @joycemescolotte
- O Twitter é uma maquininha de cutucar corações e mentes na velocidade da luz. Em 140 toques ou menos, a imaginação é o limite. @marcelotas

Foto: web

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FALTA DIZER

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar. (Nietzsche)

FORA SARNEY, VAZA SARNEY!

No dia que o Sarney tentou sua defesa no Senado, estava assistindo ao vivo. Ele começou a discursar sobre cada um numa imensa lista de pessoas beneficiadas pelos atos secretos. Dizia ele: "este não conheço, este foi nomeado pela Roseana, este nunca ouvi falar...". Chegou a "pular" um tal de "Ivan Sarney", e alguém teve de avisá-lo. Foi ilário. Ainda ficou tentando conter a lavagem de roupa suja entre Renan e Tarso. Até o ex-presidente Fernando Collor mandou Pedro Simon "engolir" as palavras.
A coisa está feia. Me junto à campanha do título acima.

domingo, 9 de agosto de 2009

ME ARDE O ÔI

Nos anos '80, viajava bastante de ônibus. Os direitos dos fumantes prevaleciam. O pessoal fumava em qualquer lugar, inclusive dentro do ônibus fechado. Passava muito mal com a fumaça e andava sempre com máscara. Não adiantava pedir gentilmente para o fumante parar. Sempre tinha uma resposta tipo pergunta: "por acaso é proibido?". Ah é? Abria a janela com aquele vento frio até o ignorante apagar o cigarro. A liberdade dele ia até onde o meu direito de respirar também iria. Fora as vezes que era obrigada a apelar que estava grávida e passando mal para o desgraçado se tocar e apagar o maldito cigarro. Sempre pensava que quem viver verá a lei prosperar e colocar os direitos no seu devido lugar. Isto agora está acontecendo no Estado de São Paulo. Estado este que já morei e senti bastante fumaça. O caso de saúde pública agora é Lei por lá. Que o Brasil siga esse exemplo e entre para o rol de países que adotaram essa civilidade. Acho que uma coisa leva a outra. Quem viver verá.

Alguns dados sobre o cigarro (Organiçação Mundial da Saúde - OMS):

* O MUNDO FUMA 15 BILHÕES DE CIGARRO POR DIA. NO BRASIL, SÃO 219 MILHÕES;
* 3 A CADA 20 CIGARROS VENDIDOS NO MUNDO TÊM TABACO PRODUZIDO NO BRASIL, O MAIOR EXPORTADOR DO PLANETA;
* 735 MIL TONELADAS É POR ANO O QUANTO O BRASIL EXPORTA DE TABACO.
* 33,8% DOS ADULTOS BRASILEIROS SÃO FUMANTES;
* O CIGARRO MATOU 100 MILHÕES DE PESSOAS NO SEC. 20;
* DE TODOS OS FUMANTES DO MUNDO, 1 BILHÃO SÃO HOMENS| 250 MILHÕES SÃO MULHERES;
* CIGARROS SÃO RESPONSÁVEIS POR:
- 90% DOS CASOS DE CÂNCER DE PULMÃO
- 75% DOS PROBLEMAS CARDÍACOS
- 25% DAS BRONQUITES E EFISEMAS
* 50% DAS PESSOAS QUE FUMAM A VIDA INTEIRA MORREM DE PROBLEMAS RELACIONADOS AO CIGARRO;
* FUMAR AJUDA A CAUSAR 6 DAS 8 DOENÇAS QUE MAIS MATAM NO MUNDO;
* MAIORES CONSUMIDORES:
- INDONÉSIA - 215 BILHÕES
- RÚSSIA - 258 "
- JAPÃO - 328 "
- EUA - 451 "
- CHINA - 1,64 TRILHÃO
* O PAÍS COM MAIS FUMANTES ENTRE OS MÉDICOS É A CHINA: 61% DELES FUMAM;
* 1 EM CADA 3 CIGARROS DO MUNDO ESTÁ NA CHINA;
* 12 CIGARROS POR DIA É A MÉDIA POR FUMANTE NO PLANETA;
* FUMAR AJUDA A CAUSAR 6 DAS 8 DOENÇAS QUE MAIS MATAM NO MUNDO;
* MARCAS MAIS VENDIDAS NO MUNDO:
- MALBORO (PHILIP MORRIS) - 17,5 BILHÕES DE MAÇOS
- HONGTASHAN (ESTATAL CHINESA) - 11,6 BILHÕES
- MILD SEVEN (JAPAN TOBACO) - 6,5 BILHÕES
* DE CADA 20 CIGARROS VENDIDOS, 1 VEIO DE CONTRABANDO;
* CONSUMO GLOBAL DE CIGARROS (EM BILHÕES DE UNIDADES):
- EM 1950 - 1688
- EM 1960 - 2150
- EM 1970 - 3112
- EM 1980 - 4388
- EM 1990 - 5419
- EM 2000 - 5500
- EM 2007 - 5740
* CIGARROS ANUAIS POR HABITANTE NO MUNDO: ANOS 50 - 702; ANOS 60 - 741; ANOS 70 - 841; ANOS 80 - 997; ANOS 90 - 1062; ANO 2000 - 916; ANO 2007 - 844.

Um vídeo (que coloco abaixo) que está rolando na internet com bastante sucesso dá também o recado para os fumantes apagarem de vez essa ideia:


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

TWITER


Quando surgiram os blogs, achei muito interessante essa nova forma de expressão, tanto é que logo quis ter um. Não passou muito tempo e logo surgiram os "twiters". A nova mania é para escritas dinâmicas e com algo a chamar atenção, seja com notícias ou papos nem tão sérios. O negócio é se expremer nos 140 caracteres. Para mim não dá. Eu falo muito. Escrevo muito. Leio muito. Adoro caracteres e sinto muuuuita falta deles no twiter (sem dizer das outras coisas). Acho muito simplório. Nem um pouco extraordinário. Limitado. Eca! Quando chegar a Pablo Neruda, talvez encarne nisso. Acho meio "telegrama", meio "pelado", sabe. Na verdade ainda não descobri para que serve isso... Foi quando assisti o Governador de São Paulo José Serra, (que está de parabéns pela lei anti-fumo que implantou no estado de São Paulo com o devido sucesso de primeiro mundo) no Programa do Jô que disse estar viciado em twiter e a madrugada "ferve" na brincadeira (ele trabalha enquanto os outros dormem). Gostei do twiter do José Serra. Muito criativo. Se tivesse um seria assim. Mas não terei. Ou sim? Quem sabe? (Estou igual a um certo colunista, uma no cravo e outra na ferradura). Certamente vou ler - os criativos - claro!

Foto: o passarinho, hehehe!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

AGOSTO


As folhas já caíram, as férias já deixam saudades, aquele frio intenso já começa a perder força, falta pouco para a primavera e aos poucos a paisagem vai mudando. São 31 dias. Eu gosto. Têm gosto de expectativa. A...gosto!